quarta-feira, 22 de maio de 2013

4ª Oficina

Conteúdo específico: Trabalho: indivíduo e sociedade; relações patrão e empregado; Novas tecnologias; aperfeiçoamento profissional.

Objetivos da oficina:
•          Compreender a importância do indivíduo na sociedade;
•           Identificar as novas tecnologias;
•          Analisar a relação patrão e empregado;
•          Compreender a importância do desenvolvimento profissional.

Procedimentos: Data Show
Retomando a aula anterior discutiremos sobre a divisão do trabalho e após será feita a leitura do texto digital “Perguntas de um Operário Letrado” de Bertold Brecht. 
Dando continuidade será passado um vídeo do youtube “Inovação digital”. http://www.youtube.com/watch?v=gNOzzAzJxCw

Recursos utilizados:
•          Sala de informática;

Formas de avaliação: A avaliação vai ser contínua e formativa. Os educandos serão avaliados de diversas formas, dentre as quais destacam-se:
- avaliação atitudinal (postura em sala de aula, respeito aos colegas e ao professor, pontualidade, material, entrega de tarefas e participação em sala de aula);
- trabalhos individuais e em grupos.


Perguntas de um Operário Letrado 
Bertolt Brecht

“Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilônia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias

 Vídeo:  “Inovação digital”. 


Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=gNOzzAzJxCw



5 comentários:

  1. O projeto PIBID faz com que as pessoas reflitam sobre trabalho e escola, abre o campo de visão dos alunos. O projeto vem tornando as aulas muito interessantes e o legal é que os alunos realmente estão colaborando dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. A aula de hoje foi ótima, adorei, parabéns *-* é curioso o vídeo pois eu nunca parei pra pensar em como seria se as coisas girassem em torno do mundo digital, e dependessem da tecnologia dessa maneira. É legal ter uma noção de como será o mundo em um futuro que talvez nem vamos mais estar vivos, mas nossos filhos, netos, bisnetos, sim, e a nossa reação a isso é interessante, porque nos espantamos, mas é algo que surge de hoje, do nosso dia-a-dia. É estranho porque é meio assustador ver como as coisas vão mudar daqui pra frente, mas é legal saber que fazemos parte da construção desse "novo mundo". Janaína Vitória, 3º3

    ResponderExcluir
  3. O vídeo foi interessante, mostrando a realidade daqui digamos uns 20 anos mais ou menos, da tecnologia, interagindo a nos e ao mundo
    Lucas G.Ribeiro 3°3

    ResponderExcluir
  4. Achei o vídeo muito interessante, e contribuiu muito para que a aula de ontem(28/05), fosse produtiva e os alunos também adoraram, eles foram bem criativos. Eu e os professores estamos na expectativa da apresentação, penso que os alunos irão nos surpreender mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  5. Que ótima essa interação...

    O poema e o vídeo são bem interessante! Gostei!!!!

    Abs.
    Sossai

    ResponderExcluir