quarta-feira, 22 de maio de 2013

3ª Oficina

Conteúdo específico: Linha de produção: mecanização e individualização do processo, alienação do sujeito, exploração. 

Objetivos da oficina:
•          Compreender o processo de mecanização da produção;
•          Analisar a alienação do sujeito e sua individualização no processo de produção;
•          Identificar modelos diferentes de produção;

Procedimentos: Auditório ou pátio
Vamos iniciar a aula com uma reflexão sobre as primeiras aulas e sobre os primeiros minutos passados do filme “Tempos modernos” (20 minutos).
Depois iniciamos uma dinâmica simulando a linha de produção. E finalizamos aula com uma atividade em individual.

Descrição da dinâmica:
Dois grupos de igual número que irão trabalhar paralelamente. Um monitor para cada grupo.
1º Grupo: Ficam parados em fila indiana como numa linha de montagem, cada um recebe sua massinha de modelar com um cartão contendo uma ordem de serviço; confecção de pés, pernas, tronco, braços, mãos, cabeça.
Um desconhece a ordem do outro e, portanto, não sabe o que se formará ao final: a produção de um boneco.
O monitor cobra pressa. Ao término das peças, o monitor passa puxando uma caixa onde as pessoas sequencialmente vão montando o produto final.
2º Grupo: Sentados em roda. O monitor ordena a montagem de um boneco com a participação de todos. Ele cobra e estimula o andamento até que o grupo conclua junto o seu trabalho.
Após terminado o trabalho dos grupos, o(a) professor(a) coordena um debate comparando o processo desenvolvido por cada grupo. Depois, a turma pode relacionar esta dinâmica com a participação de todos nas atividades propostas em sala de aula. Como é o produto final da construção que fazemos em nossa escola?
Gilma Maria de Souza Neubaner - Ipatinga, MG.


2º Momento da Oficina: Atividade individual para entregar no próximo encontro:
1. Segundo o que foi discutido em sala, descreva qual a importância dos estudos para nossa vida?
2. As novas tecnologias são importantes para o trabalho? Por quê?
3. Você utiliza as redes sociais (blog, faceboock etc.) no seu dia a dia? Qual a finalidade?
4. As redes sociais são utilizadas não somente para marcar encontros ou fofocar, estes espaços já estão sendo vistos por muitos, como um espaço de propaganda, divulgação etc. Uns utilizam para se divertir e outros para o trabalho. Qual sua ideia sobre isso?

5. Segundo o que foi apresentado nas aulas. Qual uma das causas das demissões nas empresas? Como a tecnologia poderia ser uma aliada do emprego? Qual a importância da educação para o emprego nesse contexto de desenvolvimento das tecnologias

Recursos utilizados:
•         Auditório;
•         Massas de modelar;
•         Xerox com atividade.

Formas de avaliação: A avaliação vai ser contínua e formativa. Os educandos serão avaliados de diversas formas, dentre as quais se destacam:
- avaliação atitudinal (postura em sala de aula, respeito aos colegas e ao professor, pontualidade, material, entrega de tarefas e participação em sala de aula);
- avaliação individual escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário