sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Apresentação do relato de experiência no II Seminário Aulas Conectadas - no dia 30/10/2013 na Udesc

Relato de experiência :
"ENSINAR SOCIOLOGIA NO TEMPO PRESENTE:  PENSANDO O DIGITAL NA ESCOLA"

A presença cada vez mais intensa de tecnologias da informação e comunicação no cotidiano de alunos e professores tem se constituído num desafio pedagógico nunca antes visto na história do ensino básico brasileiro. Celulares, tablets, microcomputadores e câmeras fotográficas são apenas alguns exemplos dos variados artefatos audiovisuais que exigem da escola um diálogo mais aberto e efetivo com tecnologias digitais próprias de nossa contemporaneidade. Na esteira dessas assertivas, neste escrito, relatamos a experiência do subprojeto “O ensino de Sociologia no contemporâneo: interfaces com o mundo digital”, desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES, pelos alunos do curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Região de Joinville, em parceria com docentes e discentes de uma escola pública da cidade de Joinville/SC, a Escola de Ensino Básico Professora Jandira D´Ávila. De modo pontual, descrevemos o processo de criação e operação de um blog e de uma página no Facebook, sublinhando os temas e o potencial pedagógico que perpassam suas postagens/conteúdos. Para além disso, promovemos uma discussão sobre as possibilidades e os limites do fazer pedagógico experiencial, dando destaque à questões que são próprias ao acesso e difusão do conhecimento no tempo presente (e no mundo virtual). Com isso, buscamos incluir mais um ponto na imensa rede de discursos sobre a interface educação, comunicação e tecnologia, assim como estimular fazeres curriculares que as tomem como referência para pensar alguns dos desafios que se apresentam ao ensino de Sociologia na atualidade joinvilense, quiçá brasileira. 


 Referências 

ARAUJO, Rosana Sarita. Letramento digital: conceitos e pré-conceitos. Anais eletrônicos do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino. Recife: UFPE, 2008, UFPE.

 BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário