RESPONSÁVEIS: Professores: Valtecir Marion (Sociologia/Filosofia), Helga (História),
Silmara (Artes), alunos do 3º ano Ensino Médio e alguns Pibidianos da Univille.
I - APRESENTAÇÃO
Com a chegada dos europeus aqui no Brasil, em 1500, estima-se que havia
cerca de 6 milhões de indígenas. O que sabemos sobre os indígenas que viviam
naquela época foi graças a Carta de Pero Vaz de Caminha e aos documentos
deixados pelos jesuítas. Hoje, quantos índios existem no Brasil? As reservas
protegidas e demarcadas pelo governo perpetuam a cultura indígena?
O contato entre indígenas e portugueses provocou estranheza em ambas as
partes, pois as duas culturas eram muito diferentes, além de pertencerem a
mundos completamente distintos.
A ganância e a idéia de superioridade do homem branco, fez com que muitas
tribos perdessem sua identidade cultural.
A luta do povo indígena percorre a história sendo válido ressaltar que os
indígenas tiveram papel importante na nossa história e na nossa cultura com
seus hábitos, costumes, vocabulário, técnicas, alimentação etc.
A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia
a dia. Mesmo assim, ela vem sendo tratada com preconceito por muitos
brasileiros que não admitem formas de pensar e agir diferente das suas.
O plano de ensino de filosofia e sociologia para o 3° ano ao abordar o
debate sobre Cultura, Natureza e Ser Humano, direciona os alunos a elaborar
este projeto afim de que através de estudos e pesquisas possam obter novas
informações, descobrir novas verdades e consequentemente novos saberes, conhecendo
e valorizando mais o povo indígena e sua cultura, da qual herdamos muito.
II- Objetivo geral:
Dentro do debate sobre Cultura e Natureza, proporcionar aos alunos
oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas
compreendendo a presença da mesma no nosso dia a dia.
III- Objetivos específicos:
- Participar do
projeto com dedicação e entusiasmo.
- Pesquisar sobre
a influência indígena em nossa cultura.
- Demonstrar,
através de mapas, os agrupamentos e reservas indígenas.
- Construir uma “OCA” na escola para
demonstrar a originalidade das residências dos índios como expor na mesma os
materiais pesquisados:
a- pratos da
culinária indígena usados na culinária brasileira.
b- pesquisar a
atual situação indígena e questionar se a mesma pode ser mudada e de que forma.
c- mural ilustrado
com palavras indígenas e: lendas, artesanatos, vestuários, atividades,
moradias, comidas indígenas.
d- realizar
apresentações de danças, poesias, dramatizações e canções relacionadas ao tema.
- O povo indígena
e sua cultura.
- Heranças que os
indígenas nos deixaram.
- As culturas indígenas
e a sociedade contemporânea.
- Mudando um país por
meio da educação.
V - CRONOGRAMA: Data: semana do 15 a 19/4
Palestra / Mesa
redonda / Exibição de filmes
VI –
METODOLOGIA: O projeto será desenvolvido na construção da OCA, pesquisas,
debates, confecção de murais e maquetes, exposição dos itens pesquisados e
apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações etc.
Infelizmente hoje apesar da importância da sua cultura, o indígena se encontra ESQUECIDO. A FUNAI parece não se importar com o sofrimento e abandono em que vivem nossos índios. A situação deles é precária!!! Precisamos agir! Fazer alguma coisa!!! Vamos ajudar, pessoal. Meu e-mail para contato: rosafehos@gmail.com
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