terça-feira, 30 de abril de 2013

Pais criam cadernos virtuais para tornar  mochila de filho mais leve. Aplicativo para iPad teve 9 mil downloads em três meses. Casal já recuperou 8% do investimento na criação do Studying Pad. Leia mais...Fonte: G1

Plataforma foca no aprendizado em rede.

A plataforma "Aprendizado Coletivo", foi lançado em 2012, e tem como objetivo o ensino colaborativo com foco no ensino médio. Tem duas versões uma gratuita e outra paga. Entre as ferramentas abertas estão as videoaulas de física, matemática, química, biologia, geografia e história, dividas em 37 subdivisões de conteúdo. Leia mais....

Fonte: http://porvir.org/porcriar/plataforma-foca-aprendizado-em-rede/20130423

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Game ensina educação no trânsito para jovens

O game educativo Vrum, criado pela startup Think Box, é um jogo sobre a educação do trânsito . É direcionado a estudantes do 6o ao 9ano, tem o intuito de ensinar aos jovens, desde cedo, a serem mais responsáveis no trânsito. A proposta é levá-los a conhecer melhor a sinalização, as questões que envolvem a segurança dos motoristas e dos pedestres, os órgãos e entidade do trânsito. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto:“OCA”: DA CULTURA INDÍGENA ÀS NOSSAS RAÍZES. - Escola Estadual Profa. Jandira D'Ávila


RESPONSÁVEIS: Professores: Valtecir Marion (Sociologia/Filosofia), Helga (História), Silmara (Artes), alunos do 3º ano Ensino Médio e alguns Pibidianos da Univille.
  
I - APRESENTAÇÃO
Com a chegada dos europeus aqui no Brasil, em 1500, estima-se que havia cerca de 6 milhões de indígenas. O que sabemos sobre os indígenas que viviam naquela época foi graças a Carta de Pero Vaz de Caminha e aos documentos deixados pelos jesuítas. Hoje, quantos índios existem no Brasil? As reservas protegidas e demarcadas pelo governo perpetuam a cultura indígena?
O contato entre indígenas e portugueses provocou estranheza em ambas as partes, pois as duas culturas eram muito diferentes, além de pertencerem a mundos completamente distintos.
A ganância e a idéia de superioridade do homem branco, fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A luta do povo indígena percorre a história sendo válido ressaltar que os indígenas tiveram papel importante na nossa história e na nossa cultura com seus hábitos, costumes, vocabulário, técnicas, alimentação etc.
A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia. Mesmo assim, ela vem sendo tratada com preconceito por muitos brasileiros que não admitem formas de pensar e agir diferente das suas.
O plano de ensino de filosofia e sociologia para o 3° ano ao abordar o debate sobre Cultura, Natureza e Ser Humano, direciona os alunos a elaborar este projeto afim de que através de estudos e pesquisas possam obter novas informações, descobrir novas verdades e consequentemente novos saberes, conhecendo e valorizando mais o povo indígena e sua cultura, da qual herdamos muito.

II- Objetivo geral: Dentro do debate sobre Cultura e Natureza, proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas compreendendo a presença da mesma no nosso dia a dia.
 III- Objetivos específicos:
- Participar do projeto com dedicação e entusiasmo.
- Pesquisar sobre a influência indígena em nossa cultura.
- Demonstrar, através de mapas, os agrupamentos e reservas indígenas.
- Construir uma “OCA” na escola para demonstrar a originalidade das residências dos índios como expor na mesma os materiais pesquisados:
a- pratos da culinária indígena usados na culinária brasileira.
b- pesquisar a atual situação indígena e questionar se a mesma pode ser mudada e de que forma.
c- mural ilustrado com palavras indígenas e: lendas, artesanatos, vestuários, atividades, moradias, comidas indígenas.
d- realizar apresentações de danças, poesias, dramatizações e canções relacionadas ao tema.
 IV- ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA
- O povo indígena e sua cultura.
- Heranças que os indígenas nos deixaram.
- As culturas indígenas e a sociedade contemporânea.
- Mudando um país por meio da educação.
V -  CRONOGRAMA: Data: semana do 15 a 19/4
Palestra / Mesa redonda / Exibição de filmes
VI – METODOLOGIA: O projeto será desenvolvido na construção da OCA, pesquisas, debates, confecção de murais e maquetes, exposição dos itens pesquisados e apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações etc.
VII – RECURSOS: - cartolinas (...), sarrafo, prego, palha de palmeiras, livros, argila, tintas, alimentos típicos, ferramentas e outros.

Fotos da Construção da “OCA” na Escola Jandira D'Ávila:












quinta-feira, 18 de abril de 2013

E-book "Educación y tecnologías: las voces de los expertos

O e-book "Educación y tecnologías: las voces de los expertos", foi lançado em 2011. pelo projeto argentino “Conectar Igualdad”. O livro trás 18 entrevistas de especialistas, do mundo todo, sobre o tema tecnologia, na qual dão suas opiniões, sobre o chamado "modelo 1 a 1", isto é, a distribuição de equipamentos digitais (como netbooks), no contexto educativo, para todos os alunos. 

Fonte: Mídias na Educação.

Bernardo Sorj: “A introdução das novas tecnologias não é uma panaceia”

O sociólogo brasileiro Bernardo Sorj concedeu uma entrevista, inserida no livro Educación y tecnologías: las voces de los expertos (2011). Ler mais...

Fonte: Mídias na Educação.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ensine e aprenda pelo Facebook


"Quem pensa que o Facebook é um ambiente que serve apenas para publicar fotos, fazer amigos ou bisbilhotar a vida alheia terá que mudar de ideia. A rede social mais popular no mundo já é muito usada também para ensinar e aprender. Essas possibilidades são oferecidas pelo aplicativo Izzui, voltado 100% para educação no Facebook, que utiliza uma ferramenta consolidada no mercado de ensino a distância corporativo." Leia mais...

Fonte: http://porvir.org/porfazer/ensine-aprenda-pelo-facebook/20130401

Com cara de game, app para tablets em 3D substitui livro didático no Rio


O jornalista do G1 Helton Simões Gomes, fez uma reportagem como as telas sensíveis ao toque de aplicativos parecem ganhar de professores a atenção de alunos em sala de aula, uma empresa paulista assumiu que tablets e smartphones fazem parte do material escolar e transformou em negócio a criação de conteúdo para estes aparelhos.Leia mais...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Acervo digital disponibiliza obra de Paulo Freire

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire. Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos livros que podem ser baixados gratuitamente.

A tecnologia a serviço do ensino

O artigo "A tecnologia a serviço do ensino" da  Folha Dirigida - Educação de 11/4/2013,  descreve a segunda geração do World Wide Web, e como esta nova era da tecnologia renovou o conceito de internet e a forma como ela é utilizada em sala de aula.

segunda-feira, 15 de abril de 2013



"Magda Soares:“(letramento é) o estado ou condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas”. Para atingir esse estado ou condição é necessário dominar o código escrito e, ao fazer uso dele, ser capaz de participar das situações sociais que exigem o uso da leitura e da escrita, a partir de suas necessidades pessoais ou da sociedade em que vive. Isto significa um amplo leque de situações do cotidiano das pessoas, que podem ser: escrever uma lista de compras; orientar-se na cidade com ajuda de um mapa; entender a posologia na bula do remédio; escrever um poema; ler o horóscopo ou o resumo da novela; buscar informações sobre a situação econômica; ler artigos científicos ou mandar uma carta para um amigo. O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia."


Gêneros no mundo Digital; um meio de "Transdisciplinarizar" a Escola.


Abaixo, segue o link para o texto do próximo estudo no dia 4/5.  

terça-feira, 9 de abril de 2013

“Mundo Digital desafia o Ambiente Escolar”


O artigo do Jornal do Comércio de 28/1/2013, “Mundo digital desafia o ambiente escolar”, aborda uma entrevista com professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Simão Pedro P. Marinho, na qual alerta para embate entre liberdade e controle.  

segunda-feira, 1 de abril de 2013