quarta-feira, 27 de março de 2013

" Vem aí o laptop popular "


"A escrita digital traz outros desafios para pensar a nossa relação com a cultura escrita. Os modos de comunicação na rede digital traz a configuração de uma escrita híbrida, segundo Denise Bertoli Braga, onde marcas da oralidade, escrita e imagem se misturam para compor os discursos que, muitas vezes, só tem significado na comunicação na Internet. Para os radicais, a autora salienta que as outras linguagens também passaram por diversas transformações na sua constituição em função dos contextos sociais de uso ao longo do tempo; as linguagens são históricas, por isso são dinâmicas e complexas. Como na cultura escrita, em que  mesmo as pessoas consideradas iletradas ou as analfabetas interagem com os elementos dessa cultura, também na cultura digital 'os analfabetos digitais' interagem com os elementos da cultura digital, mesmo que seja com a ajuda de outros mais capazes (na maioria dos casos os mais jovens) na perspectiva vygotskyana e vão desenvolvendo sua ZDP através de estratégias para lidar com os desafios dessa sociedade.
Não avancei muito nas leituras propostas, me detive em Magda Soares, mas acho que o debate em sala enriquecerá minhas reflexões. Vai uma charge em homenagem as políticas de inclusão digital que ainda serão debatidas".
 

 


 

Para Antonio Carlos dos Santos Xavier: "Letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento e alfabetização. Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital."

Letramento sem fronteiras





Vida Interessante.....


http://www.willtirando.com.br/?Pagina=19

terça-feira, 26 de março de 2013

Letramento é ...



Magda Soares: “(letramento é) o estado ou condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas”.


SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Innovación Digital: Tecnología Digital Aplicada al Vidrio 1,


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gNOzzAzJxCw

quinta-feira, 21 de março de 2013

Letramento digital:


"[...] significa o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias. Um indivíduo possuidor de letramento digital necessita de habilidade para construir sentidos a partir de textos que mesclam palavras que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e hiperlinks; elementos pictóricos e sonoros numa mesma superfície (textos multimodais). Ele precisa também ter capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informação disponibilizada eletronicamente e ter familiaridade com as normas que regem a comunicação com outras pessoas através dos sistemas computacionais". (AQUINO, 2003, p. 1-2)

E na era digital ...


terça-feira, 19 de março de 2013

Reunião do PIBID-Sociologia



Pauta da reunião do PIBID-Sociologia, realizada no dia 15/3/2013, foram discutidos os seguintes assuntos:

a) Termos de Compromisso: favor deixar no CHB quem ainda não os entregou. Vou aguardar até 6a. feira da próxima semana. Após essa data não será mais possível implantar bolsas para os meses subsequentes, uma vez que a CAPES está cobrando a postagem no sistema de tal documentação.

b) Estado atual dos planos de trabalho: foram feitos relatos parciais dos trabalhos. Fernando fará retorno para cada equipe, conforme dito aos presentes.

c) Questionários PIBID - EEB. Jandira D' Ávila (seguem em anexo para apreciação de todos/as). 

d) Encontro do PIBID, em 19/03/2013, 3a. feira, 16h30, no Anfiteatro do Colégio da Univille: ficou combinado que os grupos irão se organizar para se fazerem presentes. É fundamental estarmos em peso nesse encontro, uma vez que não participamos de nenhum deles. Se alguém precisar, poderei fazer declaração de presença.
Além disso, deveremos apresentar os resultados de duas questões incluídas nos questionários do PIBID.

e) Orientações para nossa apresentação no encontro do PIBID (vide segundo anexo).
1) Tempo: 10 a 15 minutos.
2) Sequência da apresentação conforme slides.
3) Completar a apresentação e reenviar para minha apreciação.

Próxima Reunião do Pibib – Sociologia:
No dia 05/04/2013, 6a. feira, 18h. Estudaremos o texto disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Rosana-Sarita-Araujo.pdf
Se a experiência não funcionar, nossas reuniões passarão para os sábados a tarde, após a aula. 

E-book “Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem”

O e-book “Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem” de autoria da Profª. Drª. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque foi lançado no dia 30/3/2012, na Universidade de Brasília – UnB. O e-book origina-se, parcialmente, da tese de doutorado da professora Kelly, defendida na UnB. Além disso conta com outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro é divido em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso. Acesse o e-book pelo: http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3

quinta-feira, 14 de março de 2013


Nossa primeira atividade do Pibid, em 2013, foi produzir dois fichamentos sobre textos indicados com a temática de Letramento Digital. E este fichamento deveria ter a indicação dos artigos lidos seguida de uma síntese. Abaixo uma relação de referências bibliográficas acerca do tema "letramento digital".












quarta-feira, 13 de março de 2013

O ensino de Sociologia no contemporâneo: interfaces com o mundo digital

O Subprojeto “O ensino de Sociologia no contemporâneo: interfaces com o mundo digital” de PIBID visa aproximar os estudantes do curso de Sociologia ao cotidiano do ensino médio de Joinville tomando como referência a relação entre o mundo digital e a reflexão teórico-metodológica em Sociologia. A partir de uma parceria com a EEB Jandira D´Ávila, destacam-se nos resultados previstos para o projeto dois produtos pedagógicos, a saber: a elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino médio de Joinville e a realização de oficinas pedagógicas com estudantes e professores sobre a articulação entre o mundo digital, o letramento e o ensino de Sociologia na contemporaneidade.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Escola EEB. Professora Jandira D’Ávila, fica localizada na Rua Emílio Landmann, 100, Bairro Aventureiro, na zona leste de Joinville.




Nomes dos integrantes do PIBID-Sociologia: Adriane C. Kasprowicz;  Allan Petersin; Ana Maria Quintino; Claudete Sardagna; Neide dos Santos Pereira; Janete Jastzombek; Ketly Amanda Silva; Rodrigo Anderson da Silva; Robert Pitsch; Viviane Souza de Miranda. 

Professor coordenador: Fernando Cesar Sossai.
Professor supervisor: Valtecir Marion.